sábado, 30 de março de 2013

Atividades de Fevereiro - 2013


Lançamento do Curso na Revista Direcional 

Educador:

Educar a Infância- Desafios Constantes


Compartilho a autoria com Heloísa Monte Serrat 

Barbosa


Módulo I


Introdução: sobre a infância hoje














PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ 


18/02/2013 a 27/02/2013

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA – TURMA 2012






SEMANA PEDAGÓGICA ESCOLA TERRA FIRME
06/07-02-2013
CONSTRUÇÃO DO EIXO TEMÁTICO




Eixo Temático 2013
Corpo_consciência@com ciência.expressão
Iniciamos nosso encontro com a ideia semeada pela diretora no primeiro dia da Semana Pedagógica: Diversas Linguagens.

A palavra diferença veio à tona e a seguir, quase que imediatamente, a palavra igualdade. Opostos e complementares foram, a partir deste primeiro par, desfilando em nossa discussão: particular e comum; conhecimento científico e saber da experiência; intelectualidade e emoção; ensinar e envolver, dentro e fora, gueto e mundo...

Perguntas são feitas: Para que ensinar? O que ensinar? Qual a proposta da Escola Terra Firme?  Como dialogar com os conhecimentos diferentes dos que acontecem aqui dentro? Como exercer o discurso “conviver com as diferenças”, se não deixarmos a diferença entrar? Como descobrir o que há de comum na forma em que trabalhamos e nas que acontecem na educação brasileira? Mundial?

Surgiram, então, expressões que revelavam a possibilidade de articulação de opostos e a reflexão a respeito da contradição.

A História como princípio didático e a Relação como princípio educativo foram trazidos como algo experimentado em 2012 e que pode ser aprofundado neste novo ano.

O corpo, então foi lembrado como unidade, capaz de fazer esta ponte entre o mundo do conhecimento e o mundo particular. Palavras como totalidade, consciência, transformação, dialética e outras pipocavam com a intenção de encontrar termos que mantivessem o significado daquilo que é do sujeito e daquilo que é comum a todos.

O tempo todo parecia que o grupo falava de um casamento entre: conhecimento científico e conhecimento que emana da relação, das vivências, mediados pela História da humanidade.

Como falar disso de forma tal que tivesse um significado para o aluno, para seus pais e para aqueles que chegam à escola?

O grupo foi brincando com as palavras: consciência, com ciência/ emoção, em ação/ linguagem, linguo eu, línguas tu, linguemos nós/ sentir, sinto muito/ diversas, diferentes/ e outras.

De tudo que foi pensado uma combinação de palavras sempre voltava a ser discutida: corpo, consciência, com ciência, com emoção.

Volta e meia lembrava-se das diferentes linguagens trazidas pela Sandra no primeiro dia e brincaram com essa possibilidade junto e separado daquelas que estavam inquietando a todos.

Trinta pessoas, seis horas de processo construtivo, cinco tiras de papel rolo para registrar e depurar as ideias, até chegar-se às três possibilidades:

   1- CORPO E CONSCIÊNCIA, COM CIÊNCIA E EMOÇÃO; que poderia ser escrito assim: Corpo/consciência@com ciência.emoção

  2- DIVERSAS LINGUAGENS, DIFERENTES LEITURAS;

  3-  FALA CORPO
     CORPO SENTE
     CONSCIENTE.

A partir destas três construções do grupo consultamos a Sandra Cornelsen que fez algumas ponderações e escolheu a primeira, solicitando ao grupo que revisse a palavra emoção. Pensava que em vez de emoção poderíamos colocar algo que lembrasse a comunicação, a linguagem, sem necessariamente utilizarmos essas palavras.

O grupo discutiu mais um pouco e escolheu:

Corpo_consciência@com ciência.expressão

Apesar, deste termo, ter recebido a maioria dos votos não havia o entusiasmo do grupo pela construção realizada. Conversamos sobre isso e a principal insatisfação estava contida na forma como o eixo temático estava representado.
Então, alguns participantes do grupo trouxeram a ideia de que underline e @ poderiam ser resignificados pelo grupo para que se diluísse a impressão comercial e o mal estar que alguns estavam sentindo com esse tipo de linguagem.
As ideias de corpo e de consciência precisavam de algo que as unisse, pois, formavam, ao ver do grupo, uma unidade, apesar de serem, também elementos com significados próprios. Neste sentido, o papel do underline seria de ligação destas duas ideias, ao mesmo tempo em que ligaria, também, distintas gerações. @ teria para nós o significado de articulação da Escola Terra Firme com o mundo do conhecimento; a articulação dentro/fora... Do corpo, com o mundo. E ambas trariam a possibilidade de uma melhor identificação dos alunos com o eixo temático. Esta é a linguagem do seu tempo!

A palavra corpo, consciência, ciência e expressão nos remetem ao mundo interno e à possibilidade de nos movimentar ao mundo externo; enquanto que, underline e @ significam a possibilidade da relação destes dois mundos, com o mundo virtual – invenção humana dos últimos séculos.

Então, em 2013 desenvolveremos nosso processo de construção em torno de um eixo endereço – Corpo_consciência@comciência.expressão; um endereço que nos remete à página que acredita que um corpo consciente precisa voltar-se para si, para o outro, para o conhecimento historicamente construído e para o processo de investigação que dará a ele, aprendiz, o caráter de autor, de construtor do conhecimento e de participante da História.




SÍNTESE
Reinício dos grupos de atenção psicopedagógica



Grupos para aprender a aprender em grupo. Aprender mais e melhor buscando desenvolver argumentos, capacidade de escuta, de ser ouvido, tolerância, habilidade de construir soluções a partir de várias contribuições e aprender mecanismos metacognitivos de planejamento, avaliação, regulação e tomada de consciência. Nos grupos os aprendizes aprendem a utilizar as facilidades, minimizar e superar dificuldades e resolver problemas em grupo. 




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