26/04/2013
Início do Curso Psicogênese da Lingua Escrita na
Universidade Positivo – como professora Convidada
23/04/2013
Início do Curso Linguística e Alfabetização na Universidade Católica do Paraná – como Professora Convidada
20/04/2013
Grupo Metamorfose apresenta:
Oficina RETALHOS QUE PERTENCEM - a leitura do espaço subjetivo e urbano na
obra de Cláudia de Lara
Oficina que abordou a vida, a obra e as ideias de Cláudia de Lara, artista
plástica Curitibana oferecida como contrapartida
social no PROJETO CULTURAL “RETALHOS QUE PERTENCEM”.
A Oficina aconteceu na Escola Municipal Otto Bracarense, na Vila
Barigui/CIC
Participaram cerca de 33 mulheres todas muito disponíveis para aprender e
para transformar tudo o que aconteceu ali.
Iniciamos com uma atividade corporal que teve como
intenção a sensibilização do grupo, a disponibilidade para o entrelaçamento de
ideias. Partimos do ritmo individual e chegamos a uma grande Ciranda de Pessoas
e tecidos. Conversamos sobre a relação das cores, da leveza dos tecidos, das
músicas, da alegria e do movimento com a obra de Cláudia de Lara. Conversamos sobre o formato da atividade, as
surpresas e sustos que causou em cada um e sobre a necessidade de formar o
grupo se acreditamos que aprender se dá em cada um, mas a partir do coletivo.
Depois reflexão profunda sobre o olhar artístico em
vários momentos da História da Arte e o olhar para as várias fases vividas pela
artista Cláudia de Lara. A linguagem da arte contemporânea e a relação com o
que se passa no mundo hoje.
A seguir ouvir um conto contado por quatro vozes
diferentes. Refletir. Sintetizar com palavras brincar com elas e chegar a uma
poesia, ler, descobrir o que ela diz... Encontrar o material de produção e dar
asas à imaginação.
Depois análise das obras, relações, reelaboração do
conteúdo e da forma de trabalho. Pedido de ajuda, lágrimas, oferta de
indicações e experiências e descobera de que, como diz o poeta, “Essa ciranda não é minha só, ela é de todos
nós, ela é de todos nós”.
18/04/2013
Sessão Cine em Grupo na FAMEC
Projeto
Objetivo: Assistir
parte de um filme que tenha uma relação com a Disciplina Literatura e promover
uma discussão sobre Coordenar Grupos de
Aprendizagem, Hoje.
Sugestão de
Filme aceita: Escritores da Liberdade
Data: 18/04/2013
Horário: das 19hs às
22hs
Local: FAMEC
Trinta alunas presentes. Discussão surpreendente, alunos de
pedagogia muito disponíveis para colocar-se, falar de sua vivência, de seus
saberes e de seus medos. Tarefa objetiva e subjetiva cumpridas!
09/04/2013
Sessão Cine em Grupo II
SESSÃO CINE EM GRUPO
O segundo encontro, novo filme, novas aprendizagens.
Desta vez, 09/04/13, o filme inspiração foi A
Festa de Babette.
Público atento, roda de conversa bastante animada, relações
borbulhando, conceitos, imagens, e a tarefa do grupo: O Cuidado com as equipes profissionais.
Perguntas surgidas: Como atrair os componentes da equipe,
como envolvê-los? Como os
coordenadores de equipes profissionais encaminham o processo de realização da
tarefa grupal?
O grupo trabalhou maravilhosamente bem e foi desvendando
conceitos importantes para obter esse cuidado: Operatividade – promover a ação daquele que precisa agir; ECRO – Esquema Conceitual Referencial Operativo;
Mito – elementos que mantêm as
equipes equilibradas, mas fechadas para o novo; Equipes Profissionais – rede interativa voltada para a tarefa do
grupo; O papel do coordenador – uma
forma de coordenar é ter tolerância, confiar que a equipe pode descobrir as
ferramentas para resolver os problemas; provocar a equipe, intervir por meio de
atitudes operativas para que as distintas opiniões possam ser ouvidas, para que
as diferenças emerjam e para que surjam novas possibilidades a partir da
articulação dessas diferenças; Dilema
– o conflito que dissocia e não permite que o grupo busque soluções e que pode
gerar algumas atitudes obstaculizadoras frente às situações: negação das
diferenças (faz de conta que não existem), separação das diferenças (é ou não é)
não aparecem outras possibilidades, ou ainda, a conciliação forçada (na qual
tudo parece estar resolvido sem estar); Conflito
– o movimento que surge com a emergência dos opostos, das distintas
posições e percepções e que permite a articulação destes para o avanço do
grupo. Quando todos se colocam a construção realizada é do grupo e não vem
pronta para apenas ser engolida; Enquadramento
– organizar a tarefa, fazer combinados quanto ao tempo, ao espaço, à
tarefa, aos papéis e ao reconhecimento dos participantes da equipe.
O interessante foi que além de assistir ao filme, discutir as
relações que algumas pessoas puderam fazer com suas equipes, esse grupo viveu
os medos e as ansiedades que surgem diante do novo, experimentou uma
coordenação operativa, teve a possibilidade de aproximar de conceitos novos e
de articular saberes e não saberes.
A Festa de Babette mostrou para o grupo uma forma de
coordenação na qual aquele que coordena não precisa ficar no centro para
garantir que a equipe aprenda, desenvolva-se e trabalhe. Além disso, também
trouxe a possibilidade de uma, certa, delicadeza associada á firmeza na forma
de promover a mudança.
Foi uma noite e tanto, na qual o grupo diante da proposta de,
com uma palavra, dizer algo que aprendeu nessa noite, respondeu: descoberta,
atitude de ocupação, mediação, tolerância, reelaboração, mudança de
comportamento, aceitação, dar o melhor de si, tempero, cuidado, dentre outras.
Então, para esse grupo vai um presente da CO_OPERE: o Menu
para a escolha de um jantar que alimente o espírito coordenador, cooperativo e
operativo dos coordenadores de Equipes Profissionais.
Lançamento do Módulo III do Curso:
Educar a Criança Desafio Constante:
Sobre Imaginar
Nenhum comentário:
Postar um comentário