domingo, 26 de julho de 2015

Atividades de Junho - 2015


28/06/2015

Aniversário de 1 ano dos Escritibas na Rua.
Minha entrada oficial no grupo.





26 e 27/06/2015

Curso de Especialização em Psicopedagogia em Campo Mourão





18/06/2015

Mais um Cine em Grupo

Gente, notícias do CINE/GRUPO
Missão cumprida!!! Imaginem essa sala repleta de gente pensante... Imaginem um documentário impressionante realizado a partir de uma oficina de cinema com crianças... Imaginem crianças curiosas, vivazes, lidando com sua realidade e com seus sonhos... Imagine uma roda de conversa após o documentário "Minha Vila Filmo Eu", com a participação de Luciano Coelho e Juliana Sanson, ambos professores desta oficina e cineastas... Imagine uma conversa entre 26 pessoas sobre o que é um grupo e qual o papel da coordenação em um grupo...IMAGINOU? Então compareça no próximo!
Pela preparação é possível imaginar o resultado! FOI MUITO BOM!!!!!










11/06/2015

Encerramento dos estudos do Grupo de Estudo Refletir:
Neste semestre estudamos sobre a Atenção, o Desenvolvimento e a Aprendizagem.






Retorno à Escola Terra Firme 



09/06/2015

Conversa com os pais sobre Limites 

(Link da notícia e da imagem abaixo: http://www.escolaterrafirme.com.br/#!limitesdascriancas/c1e32)                                                                             

Os limites que a criança precisa ter

Um dos temas mais debatidos nos últimos tempos é o limite que deve ser dado às crianças e como isso deve ser trabalhado. Para tanto, a pedagoga e psicopedagoga Laura Monte Serrat Barbosa veio à Escola Terra Firme, no dia 10 de junho, para expor seus conhecimentos e conversar com os pais na Palestra: “O Limite e a Criança, como lidar?”.

Ela falou de 3 tipos diferentes de limites:

  • Restrição: diz respeito aos limites que não podem ser contornados. Exemplos: “Não! Isso queima!”, como no caso em que a criança se aproxima do fogo; “Xixi é no banheiro!”; “Não podemos pegar aquilo que não é nosso”.

  • Fronteira: define o quanto eu permito que o outro me invada e o quanto eu posso invadir. Exemplo: a criança vem dar aquele beijo lambido, e eu conto para ela que este é o meu limite, eu não gosto. Não é possível deixar a criança decidir alguma coisa que sobre algo que, normalmente, ela não poderia decidir sozinha. Também é preciso perceber o limite da criança, para que não seja exposta ou humilhada.
    • Superação: deve ser usado com frequência pelas escolas e na educação familiar. O limite da superação, segundo o psicólogo Yves de La Taille, para não repetir o “não” diversas vezes, o melhor é explicar que a criança precisa esperar para receber ou conseguir algo. Exemplo: quando a criança pede para comer um doce antes do almoço, em vez de dizer um simples “não” pode-se ponderar que espere para comer após a refeição. Esses limites podem ser dados a curto, médio e longo prazo, estabelecendo um limite que precisa ser superado.

    Outro assunto abordado foi como estabelecer limites físicos em vez de punição, o que Laura chama de “sansão por reciprocidade”. Há muita coisa que a criança faz que parte do desenvolvimento, como no caso da criança de dois anos que faz birra no supermercado. O limite é o de restrição: pegar a criança no colo, tirar da plateia e sair do supermercado. No momento em que a sanção não é por reciprocidade, a criança acaba ensinando aos pais que consegue o que quer berrando.  Agora, se é uma criança de sete anos fazendo birra para conseguir o que quer, é muito mais grave. No caso da criança de dois anos, essa atitude faz parte do  desenvolvimento.  Para a criança de sete anos, essa atitude não é mais esperada, pois ela já sabe argumentar e contar porque está agindo assim.





08/06/2015

Trabalho com o 9º ano:
  • Sobre o simulado
  • Sobre a forma de estudar;
  • Sobre os diferentes estilos de aprender


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